Programa “Portugal Sou Eu”

As empresas portuguesas têm até 2 de junho acesso a condições especiais para aderirem ou renovarem a sua participação no programa “Portugal Sou Eu”.
A nova campanha do programa, que distingue produtos e serviços com forte incorporação nacional, pretende atrair novas empresas aderentes, dinamizar o mercado interno e aumentar a competitividade da economia portuguesa, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional.
Esta iniciativa, cofinanciada pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e União Europeia, visa reforçar o tecido empresarial nacional, promover o consumo informado e valorizar a produção.
O Programa “Portugal Sou Eu”, criado em 2012, é uma iniciativa do Ministério da Economia, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 56/2011, de 16 de dezembro, dirigido às pequenas e médias empresas (PME). Atualmente, conta já com mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de 2.000 completaram o processo de adesão.
Selo de reconhecimento da produção nacional
O selo “Portugal Sou Eu” certificou mais de 20 mil produtos e serviços, representando um volume de negócios superior a 12 mil milhões de euros. Entre os setores representados, destaca-se o alimentar, com 57% das certificações, seguido do artesanato, que corresponde a cerca de 23% da oferta qualificada.
O programa abrange empresas dos setores da indústria, comércio, serviços, restauração, alojamento com restauração, artesanato e setor primário.
Impacto económico e social
“Portugal Sou Eu” é hoje uma ferramenta estratégica na promoção da competitividade da produção nacional. Ao incentivar o consumo de bens e serviços produzidos em Portugal, o programa contribui para o equilíbrio da balança comercial, fomenta o emprego e promove um crescimento económico mais sustentável e inclusivo.
Ao longo da última década, figuras públicas de várias áreas juntaram-se ao programa como embaixadoras/es, reforçando a notoriedade junto das/os consumidoras/es e das empresas. Cristina Ferreira, Cláudia Vieira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral são alguns dos nomes que deram voz a esta causa nacional.
Valorize o que é nosso
Se tem uma empresa nacional e quer destacar os seus produtos ou serviços com o selo “Portugal Sou Eu”, esta é uma oportunidade para aderir ao programa em condições especiais de adesão.
Até 2 de junho, aproveite a campanha e faça parte de uma rede que valoriza e promove o que é nacional.
Saiba mais e adira no website portugalsoueu.pt.
Última atualização: 17 de abril, 2025