Saltar para o conteúdo principal

Apresentação do Plano Estratégico 2024-2029 do Plano Nacional das Artes

Plano Nacional das Artes

No dia 19 de fevereiro, o Auditório EP1 da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), nas Caldas da Rainha, receberá a apresentação pública do Plano Estratégico 2024-2029, do Plano Nacional das Artes (PNA). A cerimónia terá início às 14h30 e contará com a presença da subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighent.

Nos próximos cinco anos, será consolidado o trabalho iniciado em 2019, com a expansão ao ensino superior e o reforço dos indicadores de monitorização do impacto, promovendo a responsabilidade cultural de cada pessoa. O novo Plano de Ação Estratégica resulta de uma avaliação aprofundada do anterior plano e de um processo de escuta ativa dos vários intervenientes e parceiros dos setores da educação, cultura e administração local.

Estruturado em três eixos e composto por 21 medidas, o documento inclui um manifesto que reivindica uma maior proximidade entre as artes, os patrimónios e a vida das comunidades.

O Plano Nacional das Artes, criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, tem como missão organizar, promover e implementar, de forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos. Num horizonte temporal de uma década (2019-2029), aposta numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas.

Conheça o Plano Estratégico 2024-2029.

Última atualização: 19 de fevereiro, 2025