Relatório 2017/2024 - "Da Primeira das Secretarias-Gerais à Secretaria-Geral do Centro do Governo"

"Nós, Secretaria-Geral, temos a responsabilidade de recomeçar tantas vezes quantas forem necessárias, mas nunca do zero. Aqui, existe História." Com estas palavras, David Xavier, o último Secretário-Geral da SGPCM, iniciou o balanço de oito anos de trabalho da SGPCM, marcados pela resiliência, inovação, empenho e foco nas pessoas, as chaves para um trabalho de excelência na AP.
O relatório 2017-2024, "Da Primeira das Secretarias-Gerais à Secretaria-Geral do Governo", apresenta um balanço detalhado das principais iniciativas desenvolvidas pelo Secretário-Geral David Xavier ao longo desse período. O documento reflete a missão da SGPCM de assegurar um serviço público mais ágil, transparente e centrado nas pessoas, através da implementação de estratégias inovadoras e sustentáveis. Durante estes anos, a Secretaria-Geral consolidou-se como um centro de excelência, sempre com o objetivo de melhor servir a Administração Pública e os cidadãos.
Destaca-se deste relatório:
1. Uma estratégia centrada em resultados
Ao longo de 2017-2024, a SGPCM consolidou-se como um centro de excelência na coordenação administrativa do Governo:
- reforço do papel do Centro do Governo: promovendo integração e eficiência entre áreas governativas;
- modernização e simplificação: implementação de processos digitais e centralização de serviços administrativos;
- transparência e sustentabilidade: alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e certificação ambiental do Campus XXI.
2. Gestão inovadora e sustentável
A SGPCM liderou iniciativas que redefiniram a gestão administrativa:
- centralização de contratos: reduziu custos e burocracia, promovendo maior eficiência;
- ferramentas digitais: PCM Online e sistemas de monitorização estratégica para suporte à decisão política;
- sustentabilidade: integração de práticas ecológicas no plano de compras públicas e gestão de edifícios.
3. Infraestruturas e obras
O investimento na renovação e conservação do património foi uma prioridade:
- Palácio Foz e Residência Oficial do Primeiro-Ministro: intervenções de conservação histórica e eficiência energética;
- Campus XXI: espaço centralizado que promove a economia de recursos e eficiência administrativa.
4. Valorização dos recursos humanos
Com uma visão centrada nas pessoas, a SGPCM promoveu:
- medidas de conciliação entre vida profissional e pessoal, resultando numa redução do absentismo de 6,9% para 2,3% em 2024;
- programa “Cuidar as Pessoas”, reforçando o bem-estar e o compromisso dos trabalhadores.
5. Um compromisso social e cultural
A cultura organizacional liga com a sociedade com iniciativas como:
- Programa de Responsabilidade Social e Projeto Recicl’AP, promovendo a reutilização de materiais;
- Arte e Design em São Bento, destacando a cultura e criatividade nacional.
6. Um olhar para o futuro
O relatório sublinha os desafios futuros: simplificação contínua, inovação e sustentabilidade como pilares de uma AP mais ágil e próxima de todas as pessoas.
A Secretaria-Geral mudou mas continuará a ser um pilar essencial no Centro do Governo, mantendo viva a missão de promover uma AP atual, eficiente e eficaz. Com os olhos no futuro, continuará a inovar e a cuidar das suas pessoas, honrando o seu papel como referência da AP.
Leia o relatório aqui.
Última atualização: 30 de janeiro, 2025