Serviço Educativo para a Democracia
De acordo com o designado na Lei Orgânica, publicada no Decreto-Lei n.º 20, de 15 de março de 2021, uma das atribuições da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), é “contribuir no âmbito da esfera de atuação, para a promoção dos Direitos Humanos e educação para a Democracia e Cidadania”.
O Serviço Educativo para a Democracia inscreve a sua ação em torno da educação para os valores da Democracia e dos Direitos Humanos e da cidadania ativa, constituindo-se como um instrumento de relação entre a Administração Pública Central e o cidadão e afirmando-se como um espaço de conhecimento aberto a vários diálogos, à participação e experimentação.
Valorizando uma perspetiva de aprendizagem não formal e transversal, construtiva e crítica, procura-se não apenas transmitir conhecimento, mas acima de tudo promover dinâmicas que motivem a reflexão e o espírito crítico. Deste modo, pretende contribuir para a educação de pessoas autónomas, capazes de pensar de maneira independente e conviver ativamente em sociedade, incentivando à tomada de decisões políticas informadas e ao exercício de uma cidadania participada.
Missão
Transmitir e partilhar o conhecimento relativo à literacia e aos princípios e valores da Cultura Democrática.
Visão
Ser o SE do Centro do Governo.
Valores
- Reconhecimento da especificidade do serviço público que é prestado;
- Rigor, isenção e transparência na transmissão do conhecimento;
- Responsabilidade na divulgação dos princípios e valores da Democracia.
Última atualização: 06 de março, 2024