Arte em São Bento 2023: Coleção Manuel de Brito na Residência Oficial do Primeiro-Ministro
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas contemporâneos portugueses pertencentes a uma coleção privada.
Este ano, 40 obras de 33 artistas portugueses estão distribuídas pelas principais salas e espaços protocolares do Palacete de São Bento, representando seis décadas de arte portuguesa. As pinturas, esculturas e fotografias foram escolhidas pelo curador Sérgio Fazenda Rodrigues a partir da coleção Manuel de Brito.
A coleção Manuel de Brito constitui um dos mais relevantes acervos privados de arte portuguesa do século XX. Esta coleção começou a ser constituída na década de 1960 por Manuel de Brito (1928-2005), galerista e figura fundamental da cultura nacional, tendo fundado a mais antiga galeria em atividade em Lisboa, a Galeria 111 que, no próximo ano, celebra 60 anos.
Esta é a sétima edição da "Arte em São Bento", iniciativa inaugurada em 2017 com o objetivo de afirmar a vitalidade da produção artística nacional.
A exposição, que esteve aberta ao público no Dia da Implantação da República, a 5 de outubro, poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês, até setembro de 2024.
Aceda ao vídeo da inauguração da Exposição.
Última atualização: 20 de novembro, 2023