Saltar para o conteúdo principal

Concurso Media@ção - Edição 2024

O Concurso Media@ção tem como objetivo o incentivo do uso crítico, responsável e criativo dos media, através da cidadania e liberdade de expressão e é destinado a todos/as os/as estudantes do ensino básico, secundário e profissional.

A temática do Concurso Media@ção 2024 foi “Media, Direitos Humanos e Paz” e visou promover a reflexão sobre o papel dos media no atual contexto de ameaças à paz e aos direitos humanos.

As abordagens ao tema foram diversas, mas todas exigiam que a problemática dos direitos humanos e/ou da paz fosse relacionada com o papel dos media, razão pela qual alguns trabalhos recebidos não puderam ser distinguidos, uma vez que não equacionaram essa relação.

Divulgamos os resultados do Concurso Media@ção 2024:

Categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico

1.º Prémio

A revolução que marcou a nossa história (vídeo) - Escola Básica Padre António Luís Moreira, Agrupamento de Escolas de Carvalhos.

Categoria 3.º ciclo/ ensino secundário

1.º Prémio

A falsa realidade (vídeo) - Escola Secundária du Bocage, Setúbal.

2.º Prémio

Uma mulher (vídeo) - Escola Secundária du Bocage, Setúbal.

Menções Honrosas:

A última trincheira (vídeo) - Escola Básica de Argoncilhe, Agrupamento de Escolas de Argoncilhe;

Estou farta (animação) - Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto;

Os media afastam-nos ou aproximam-nos uns dos outros? (vídeo) - Escola Básica e Secundária de Barroselas, Agrupamento de Escolas de Barroselas.

Os media: uma faca de dois gumes (vídeo) - Escola Básica 23 Martim de Freitas, Coimbra, Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra.

Os trabalhos serão publicados no canal do YouTube do Concurso Media@ção.

O Concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em parceria com:

Para mais informações, poderá enviar e-mail para media@mail-rbe.org ou consultar a página do Concurso Media@ção 2024.

 

Última atualização: 10 de maio, 2024