Saltar para o conteúdo principal

Fundações e Entidades de utilidade pública

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) é a entidade responsável pela instrução dos processos de atribuição, renovação e cessação do estatuto de utilidade pública. Recebe, também, as comunicações legais obrigatórias e regista as alterações dos representantes legais e as comunicações de interesse na manutenção do estatuto de utilidade pública.

Procede, no âmbito das Fundações, à instrução dos pedidos de reconhecimento, alteração estatutária, autorização de alienação de bens e extinção. Recebe, ainda, as comunicações legais obrigatórias e regista as alterações dos representantes legais.

Nova Lei-quadro do Estatuto de Utilidade Pública

Em 1 de julho de 2021 entrou em vigor a Lei n.º 36/2021, de 14 de junho, que aprova a Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública.

Este diploma visa consolidar, num só ato legislativo, o regime jurídico aplicável às pessoas coletivas de utilidade pública, pondo fim à dispersão legislativa anteriormente vigente e revogando, com esse objetivo, vários atos legislativos.

No que respeita às pessoas coletivas que atualmente gozam do estatuto de utilidade pública por via legal, a lei-quadro em nada prejudica esse estatuto, mas distingue entre aquelas que se integram num tipo específico de pessoa coletiva, sendo o estatuto de utilidade pública atribuído por lei a esse tipo, e aquelas cujo estatuto foi atribuído por lei, a título individual.

O estatuto de utilidade pública passa a ser atribuído, em regra, por um período de 10 anos sendo que, em casos excecionais e mediante pedido devidamente fundamentado do requerente, a duração do estatuto poderá ser atribuída até 15 ou 20 anos.

Com este enquadramento cria-se, relativamente às pessoas coletivas a quem tenha sido atribuído o estatuto de utilidade pública ou o estatuto de utilidade pública administrativa por meio de ato administrativo, um regime transitório durante o qual as mesmas entidades devem comunicar à Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), através do portal ePortugal, o interesse em manter esse estatuto.

Essa comunicação deve ser efetuada de acordo com o seguinte calendário:

Calendário
Data até à qual deve ser feita a comunicação Entidades abrangidas

Até 31 de dezembro de 2023

Pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído até 31 de dezembro de 1980;

Até 31 de dezembro de 2024

Pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1990;

Até 31 de dezembro de 2025

Pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 1991 e 31 de dezembro de 2000;

Até 31 de dezembro de 2026

Pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2010;

Até 31 de dezembro de 2027

Pessoas coletivas privadas a quem o estatuto tenha sido atribuído entre 1 de janeiro de 2011 e a data de entrada em vigor da presente lei.

O estatuto de utilidade pública das pessoas coletivas que procedam à referida comunicação tem, nos termos da lei, a duração de dez anos a contar a partir da mesma.

O presente regime visa também clarificar e apurar requisitos, bem como simplificar e desmaterializar procedimentos administrativos, que seguem, nos termos gerais, o Código do Procedimento Administrativo, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, na sua redação atual.

Implementa-se, igualmente, um regime de acompanhamento da atividade e de fiscalização do cumprimento dos deveres e as correspondentes sanções para o incumprimento das obrigações que impendem sobre as pessoas coletivas que tenham o estatuto de utilidade pública.

A Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública encontra-se regulamentada pela Portaria n.º 138-A/2021, de 30 de junho, que entrou em vigor também em 1 de julho de 2021.

 

DOCUMENTOS DE APOIO:

Para um melhor esclarecimento das alterações agora introduzidas pela nova Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros disponibiliza os seguintes documentos de apoio:

Respostas a questões relativas a:

  • Enquadramento;
  • Requisitos de atribuição do Estatuto de Utilidade Pública;
  • Pessoas coletivas estrangeiras;
  • Direitos e deveres inerentes ao Estatuto de Utilidade Pública;
  • Fiscalização;
  • Regimes especiais.

Pode descarregar o documento:

Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública
Documento de apoio 1
PDF Consultar Tamanho do documento (575,7 KB)

Respostas a questões relativas a:

  • Atribuição, renovação e cessação do estatuto de utilidade pública;
  • Confirmação do interesse na manutenção do estatuto de utilidade pública.

Pode descarregar o documento:

Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública
Documento de apoio 2
PDF Consultar Tamanho do documento (556,4 KB)
Indicação da legislação revogada pela Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública
Documento de apoio 3
PDF Consultar Tamanho do documento (313,7 KB)
Atribuição do estatuto de utilidade pública por ato legislativo (Capítulo VI da Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública)
Documento de apoio 4
PDF Consultar Tamanho do documento (407,4 KB)

Portal das Fundações e Utilidade Pública

Encontra-se em funcionamento a nova página eletrónica onde é disponibilizado um conjunto de serviços assegurados pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e direcionados às Fundações bem como o estatuto de Utilidade Pública.

Pode aceder à nova plataforma através do portal ePortugal.

Apoio/ Contactos

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros disponibiliza uma pequena apresentação da nova página eletrónica das Fundações e Pessoas Coletivas de Utilidade Pública onde são indicados os serviços disponibilizados bem como a forma do respetivo acesso. A apresentação pode ser consultada aqui.

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros disponibiliza igualmente uma linha de apoio direto à realização dos serviços direcionados às Fundações bem como às pessoas coletivas sem fins lucrativos que pretendem obter ou o estatuto de Utilidade Pública.

 

Pode contactar este serviço através dos seguintes canais:

Pedido do Estatuto de Utilidade Pública e Fundações

Para pedir o Estatuto de Utilidade Pública.
Declaração sob compromisso de honra
DOC Consultar Tamanho do documento (14,0 KB)
Relatório - Modelo 1
DOC Consultar Tamanho do documento (15,5 KB)
Para pedir a renovação do Estatuto de Utilidade Pública.
Relatório - Modelo 2
DOC Consultar Tamanho do documento (20,2 KB)
Para pedir a renovação do Estatuto para Fundações.
Relatório - Modelo 3
DOC Consultar Tamanho do documento (18,0 KB)

Última atualização: 12 de dezembro, 2023