Reino Unido exige autorização eletrónica de viagem para portugueses

Os cidadãos portugueses que viajarem para o Reino Unido, a partir de abril de 2025, terão de obter uma autorização eletrónica de viagem (ETA).
A ETA é uma nova autorização de viagem digital obrigatória para os cidadãos/ãs que fizerem viagens curtas sem necessidade de visto, aplicando-se a quem pretenda visitar Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
A partir de março de 2025, os titulares de passaportes portugueses poderão solicitar a ETA antes da exigência entrar em vigor. Para os cidadãos/ãs portugueses é rápido, simples e feito online. Após a candidatura, a decisão de aprovação ou rejeição, será enviada por e-mail. A autorização ficará associada ao passaporte utilizado no pedido, dispensando a impressão.
A ETA tem o custo de £10 e será válida por dois anos, permitindo múltiplas visitas de curta duração dentro desse período ou até à expiração do passaporte. Pode ser utilizada para:
- estadia de curta duração inferior a seis meses (180 dias) para turismo, estudos de curta duração, visita a amigos e familiares e atividades comerciais e tratamentos médicos autorizados;
- estadia de curta duração até três meses (90 dias) ao abrigo da concessão de visto para trabalhadores criativos;
- transitar pelo Reino Unido (ou seja, mudar de avião), quer passe ou não pelo controlo fronteiriço do Reino Unido.
A medida reforça a segurança das fronteiras do Reino Unido, garantido maior controlo sobre as entradas no país e agilizando o processo de imigração para viajantes pré-verificados e de baixo risco.
Saiba mais no guia completo sobre a ETA do Reino Unido para cidadãos/ãs portugueses.
Última atualização: 25 de fevereiro, 2025