Bolsas Jovens Criadores 2025: Candidaturas abertas para Música e Literatura
O concurso para a edição 2025 do programa “Bolsas Jovens Criadores”, nas áreas de Música e Literatura, promovido pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), tem as candidaturas abertas até ao dia 15 de maio.
Esta iniciativa tem como objetivo estimular o trabalho criativo dos/as jovens, residentes em Portugal, com idade até 30 anos, que já tenham apresentado publicamente pelo menos um trabalho nas áreas de Música ou Literatura.
O programa de “Bolsas Jovens Criadores” pretende apoiar projetos que representem um equilíbrio entre a tradição cultural portuguesa e a inovação criativa contemporânea. Os projetos apresentados poderão assumir diferentes naturezas — criação, investigação ou formação — e a sua apresentação é livre, desde que inclua uma descrição clara da proposta de trabalho, orçamento detalhado e outros elementos relevantes para a sua avaliação. Cada candidata/o poderá submeter apenas um projeto.
Serão atribuídas quatro bolsas, com um valor máximo individual de 3 mil euros.
A exclusão do concurso poderá ocorrer caso não sejam cumpridos os requisitos formais definidos na secção de Candidaturas.
O processo de avaliação das candidaturas às “Bolsas Jovens Criadores 2025” será conduzido por um júri constituído por duas comissões distintas, garantindo um processo rigoroso, transparente e com base na excelência artística e literária.
Será criada uma Comissão Especializada para cada área a concurso — Música e Literatura — composta por:
- Três elementos de reconhecida projeção na respetiva área, incluindo docentes universitários/as e críticos/as;
- Um/a representante do CNC, que exercerá voto de qualidade em caso de empate.
Esta comissão avalia os currículos e os projetos submetidos e seleciona até três candidaturas finalistas por área, que serão posteriormente apresentadas à Comissão Geral. Cada Comissão Especializada designará um/a representante (sem direito a voto) junto da Comissão Geral, responsável também pelo acompanhamento dos relatórios finais dos/as bolseiros/as.
A Comissão Geral será composta por:
- Representantes de órgãos de comunicação social;
- Um/a representante do IPDJ;
- Um/a representante do CNC.
Compete a esta comissão a escolha final dos/as bolseiros/as, com base na análise dos projetos finalistas e na entrevista aos/às candidatos/as.
Submeta a candidatura até ao próximo dia 15 de maio.
Mais informações no website do Centro Nacional de Cultura.

Última atualização: 02 de maio, 2025