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SIADAP: guia rápido de adesão à plataforma e principais alterações

GEADAP

A nova plataforma tecnológica do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), desenvolvida para permitir uma gestão desmaterializada e mais eficiente do processo de avaliação, encontra-se disponível para os organismos públicos. 

Com esta ferramenta, a gestão do SIADAP torna-se mais ágil e transparente, facilitando o acompanhamento e a execução do processo de avaliação de desempenho.  

A implementação da plataforma foi acompanhada pela disponibilização de um portfólio formativo, concebido para capacitar trabalhadores/as e avaliadores/as. 

Principais alterações do SIADAP 

Entre as principais alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro, destacam-se: 

  • atualização do processo de avaliação: reformulação para maior alinhamento com os ciclos avaliativos, promovendo uma maior valorização dos trabalhadores/as que inclui a atualização do processo de avaliação;
  • nova menção qualitativa “Bom": introdução da menção qualitativa "Bom", que permite a atribuição de 1,5 pontos à avaliação anual, acelerando a progressão na carreira;
  • aumento da diferenciação de desempenho: aumento da percentagem de trabalhadores/as elegíveis para diferenciação de desempenho de 25% para 60%;
  • redução dos pontos para progressão remuneratória: redução dos pontos necessários para alteração de posicionamento remuneratório, de 10 para 8. 

Estas mudanças têm como objetivo dinamizar a progressão profissional e reforçar o reconhecimento do desempenho na Administração Pública. 

Guia rápido para adesão à plataforma 

Os organismos públicos devem explorar as funcionalidades da plataforma e participar nas formações disponíveis, garantindo uma implementação eficaz e bem-sucedida do novo modelo de avaliação. 

Passo 1: criação de administradores SGU - funcionalidade já disponível 
(Etapa aplicável apenas aos organismos que ainda não disponham de um Administrador de SGU) 

Os Administradores SGU deverão ser técnicos com conhecimentos de informática que terão a responsabilidade de gerir permissões e credenciais de acesso a diferentes sistemas da eSPap: 

  1. efetuar o Pré-registo do administrador(es) de SGU;
  2. assinar digitalmente o 'Termo de aceitação' pelo dirigente máximo do organismo e pelo(s) administrador(es) SGU;
  3. enviar o termo de aceitação para centro de contacto da eSPap cc@espap.gov.pt com o assunto "Pré-Registo Administrador SGU";
  4. aguardar a aprovação pela eSPap e a notificação sobre a concessão de acesso;
  5. após aprovação, os administradores recebem acesso e devem definir uma nova password. 

Passo 2: criação de administradores GeADAP - funcionalidade já disponível 

Os Administrador(es) do GeADAP deverão ser técnicos da área de Recursos Humanos que terão a responsabilidade de gerir o sistema GeADAP na entidade e assegurar os contactos técnicos com a eSPap. 

  1. administrador(es) SGU devem criar no SGU os perfis de Administrador GeADAP, através da opção "Criar Utilizador";
  2. notificações são enviadas por e-mail com credenciais de acesso;
  3. no primeiro acesso à plataforma GeADAP, devem alterar a password.​ 

Passo 3: contratualização dos parâmetros de avaliação na plataforma - disponível a partir de 26 de março 

  1. o avaliador(es) acede ao GeADAP, seleciona o período de 2025 e visualiza os seus avaliados;
  2. avaliador(es) acedem à ficha individual de cada avaliado, inserem objetivos, selecionam competências e definem os parâmetros de avaliação conforme a legislação do SIADAP;
  3. após a reunião de avaliação, o avaliado regista na plataforma a data de aceitação dos objetivos e eventuais discordâncias;
  4. o avaliador(es) monitoriza o processo através da área "Os Meus Avaliados";
  5. os administradores GeADAP e/ou membros do CCA acompanham o processo utilizando relatórios disponíveis na área "Relatórios do Processo de Avaliação".​ 

A nova plataforma GeADAP, em conjunto com as alterações do modelo SIADAP, simplifica a gestão dos processos, reforça a transparência e promove o desenvolvimento contínuo dos trabalhadores/as, assegurando maior eficiência e valorização profissional na Administração Pública. 

Mais informações no website da Bússola e na plataforma SGU - sistema de gestão integrada de acessos

Última atualização: 24 de março, 2025