O caminho da SGPCM para a Certificação Ambiental
A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) em outubro de 2024, alcançou um marco significativo no seu percurso de sustentabilidade ao receber a Certificação Ambiental ISO 14001:2015 para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no Campus XXI.
Esta certificação é concedida pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) a organizações que demonstram uma gestão ambiental comprometida com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem a melhoria contínua com práticas sustentáveis e reconhece o esforço coletivo e a visão estratégica da SGPCM em adotar práticas de gestão ambiental. Estas ações alinhadas com as normas nacionais e internacionais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, consolidam-nos como uma referência em boas práticas ambientais na Administração Pública.
Para assinalar esta conquista estará patente no Campus XXI, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a exposição “O Caminho da SGPCM para a Certificação Ambiental”, que apresenta o caminho percorrido entre 2019 e 2024, realçando os projetos e iniciativas mais relevantes e evidenciando o compromisso da SGPCM com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Esta exposição reflete o compromisso contínuo da SGPCM com uma gestão ambiental mais sustentável, apresentando os projetos desenvolvidos, que desde a instalação de redutores de caudal nas torneiras do edifício Gomes Teixeira até à substituição de caixotes de lixo individuais por ecopontos, foram promovendo práticas de reciclagem mais eficazes.
Entre as ações desenvolvidas, destacamos:
• Adesão ao Compromisso Lisboa Capital Verde 2020 – Ação Climática 2030, reforçando o alinhamento com metas ambientais globais;
• Parcerias estratégicas, como as estabelecidas com a Rede Eletrão, a EPAL e a AMI, contribuindo para a reflorestação do Pinhal de Leiria e incentivando o consumo de água da torneira;
• Campanhas de sensibilização, como “Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar”, promovendo uma cultura de sustentabilidade entre as equipas da SGPCM;
• Iniciativas inovadoras, como o projeto RInovar, que dá uma nova vida a objetos, e a organização de mercados biológicos e de Natal em parceria com os Serviços Sociais da CGD.
A SGPCM foi pioneira na implementação de critérios ambientais na gestão de aquisições públicas e na maximização da sua frota elétrica, reforçando o compromisso com a redução da pegada ecológica.
Celebramos, assim, estas conquistas. E que elas inspirem à continuidade de práticas sustentáveis, pois o caminho para a sustentabilidade é feito de ações concretas e de um compromisso contínuo com o futuro do planeta.
Última atualização: 10 de dezembro, 2024