Saltar para o conteúdo principal

Portugal Inovação Social: A Primeira Década

A Rede de Comunicação e Relações-Públicas (RCRP) da SGPCM, que conta com 24 entidades e empresas públicas da PCM, tem como um dos seus propósitos ser um centro de conhecimento em Comunicação e Relações Públicas, promovendo, para o efeito, formações, conferências e outras formas de partilha interna e externa. Neste sentido, a RCRP pretende utilizar os canais de comunicação da SGPCM para divulgar o trabalho desenvolvido das entidades, bem como conteúdos relevantes que contribuam para a missão do serviço público.

A Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030, como membro integrante da RCRP, divulga a seguinte notícia:

No dia 16 de dezembro de 2024 completam-se dez anos desde a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-A/2014 que criou a iniciativa pública Portugal Inovação Social e a estrutura de missão responsável pela sua coordenação e execução. 

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública pioneira que mobiliza fundos da União Europeia para financiar projetos de inovação social e dinamizar o investimento social em Portugal. 

Esta iniciativa, agora com 10 anos, tornou Portugal o país mais avançado do mundo em políticas públicas estruturadas para a promoção da inovação social e do investimento social. É atualmente um caso de sucesso que desperta a curiosidade e o interesse de muitos países e instituições, dentro e fora da Europa, constituindo uma das principais referências internacionais enquanto experiência de construção e dinamização de um ecossistema de inovação com impacto social. 

Com verbas do Portugal 2020, foram aprovadas 698 candidaturas, apoiadas 481 entidades empreendedoras, cofinanciadas por 848 investidores sociais (públicos e privados) onde se incluem 509 empresas, 24 fundações e 166 municípios. Foram mobilizados 152 milhões de euros de financiamento total (101 milhões de euros PT2020 e 51 milhões de euros de investimento social) para centenas de projetos experimentais, de escala e maturidade variadas, que apresentam respostas inovadoras para múltiplos desafios coletivos (do desemprego ao insucesso escolar, do isolamento social à exclusão digital, da doença mental ao défice de competências de cidadania, entre muitos outros). 

Com as condições criadas por esta iniciativa pública e o compromisso ativo de instituições de referência no país, Portugal tem hoje uma ampla e dinâmica rede de novos empreendedores sociais e regista um claro impulso modernizador em organizações sociais mais tradicionais, tendo-se tornado um laboratório experimental de novas soluções, multisetoriais, desenvolvidas frequentemente em parceria, com elevado potencial de impacto social e que podem também inspirar a evolução de políticas públicas. 
No quadro do Portugal 2030, o financiamento tornou-se integralmente regional (por via das CCDR), foram criados novos instrumentos de financiamento e foram já aprovadas mais de 200 candidaturas

No contexto europeu, a inovação social foi consolidada como uma prioridade, destacando-se como um dos alicerces das políticas sociais e económicas do futuro. São disso exemplo a criação dos Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social (CNCIS) e o Centro Europeu de Competências para a Inovação Social, que posicionam Portugal como um protagonista no desenvolvimento e partilha de soluções inovadoras para desafios globais. 

Portugal Inovação Social é, hoje, sinónimo de transformação, impacto e colaboração. Estes 10 anos são apenas o começo de uma história que promete continuar a marcar o futuro! 

A comemoração dos 10 anos, intitulada “Portugal Inovação Social, a Primeira Década”, terá lugar no Museu MAAT Central, em Lisboa, numa parceria entre a Portugal Inovação Social e a Fundação EDP

Convidamo-los a acompanhar este momento especial na transmissão em live streaming nas redes sociais da Portugal Inovação Social.

 

Última atualização: 13 de dezembro, 2024