Saltar para o conteúdo principal

Formação em Mentoria na SGPCM: Integração e desenvolvimento profissional

A Divisão de Formação e Relações do Trabalho (DFRT) da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) realizou no mês de junho uma ação de formação em Mentoria, destinada a 17 pessoas trabalhadoras da SGPCM.

Reconhecendo a importância da Mentoria na integração e no acompanhamento das novas pessoas trabalhadoras, a SGPCM planeia continuar a capacitar e qualificar as suas pessoas neste programa. A formação contínua em Mentoria assegura que a SGPCM mantenha um ambiente de trabalho acolhedor e profissional e desempenha um papel importante na integração de novas pessoas, promovendo a transmissão de conhecimento e preparando a sua integração na Unidade Orgânica.

A formação em Mentoria visa acolher os novos talentos, incentivar a socialização e motivar as pessoas desde o primeiro dia. Por outro lado, capacita os mentores na arte de bem-receber, promovendo o autoconhecimento, a compreensão dos outros e clarificando responsabilidades. Também contribui para aumentar a responsabilização e o compromisso profissional, desenvolvendo competências pessoais essenciais como comunicação, escuta ativa, pensamento crítico, feedback e definição de objetivos.

As vantagens da Mentoria passam assim por potenciar a retenção de talentos, prevenindo a redução do índice de turnover, assim como fomentar o sentimento de pertença e de compromisso, reduzindo a falta de reconhecimento e a desmotivação.

Última atualização: 10 de julho, 2024