Saltar para o conteúdo principal

BiblioLED: um novo serviço das bibliotecas públicas

Iniciou-se no dia 27 de janeiro, o BiblioLED um novo serviço das bibliotecas públicas, que permite o acesso gratuito a livros digitais e audiolivros através de uma plataforma online.

A iniciativa, criada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), destina-se a todas as pessoas inscritas e frequentadoras das bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) que tenham aderido ao serviço.

Segundo a DGLAB, o objetivo do BiblioLED é "fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, incentivar a literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, complementando o serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas".

O catálogo inicial inclui "uma coleção nacional de 1.500 títulos, disponível para todas as bibliotecas da RNBP, e 25 coleções regionais, acessíveis apenas aos utilizadores de cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas", refere ainda a DGLAB.

O serviço está permanentemente acessível em smartphones, tablets, leitores online e e-readers, permitindo personalizar a experiência de leitura, com ajustes no tipo e tamanho da letra, espaçamento entre linhas e cor de fundo.

A BiblioLED é um serviço de empréstimo de livros em suporte digital, administrado pela DGLAB e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.

Saiba mais no website do BiblioLED.

Última atualização: 06 de fevereiro, 2025