Ser Mulher: uma reflexão no Dia Internacional das Mulheres
No dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres, este ano sob o tema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, poder”, que reforça a importância da igualdade de direitos, do acesso ao poder e das oportunidades para todos e todas.
O Dia da Mulher não nasceu por acaso. No início do século XX, milhares de trabalhadoras saíram às ruas para reivindicar direitos básicos: melhores condições de trabalho, salários justos e o direito ao voto. O que começou como um grito de resistência tornou-se um movimento global. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como símbolo da luta feminina pela equidade e pelos direitos fundamentais.
Este ano, assinala-se também o 30.º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um marco na defesa da igualdade de género. Este documento transformou a agenda dos direitos das mulheres, influenciando áreas como a proteção legal, o acesso a serviços essenciais, o envolvimento juvenil e a mudança de normas sociais e estereótipos.
O que significa ser mulher?
Hoje, celebramos a força, a resiliência e o impacto das mulheres no mundo. Para assinalar este dia, cinco colegas da Secretaria-Geral partilharam o que significa, para elas e eles, ser mulher:
"Ser mulher é ser amor, força e resiliência." – Andreia Rodrigues
"Ser mulher é desafiar limites e inspirar mudanças." – Carla Assunção
"Ainda há muito caminho a percorrer." – João Rosa
"Ser mulher é ser tudo em sintonia." – André Pedras
"Ser mulher é ser um agente de mudança." – Graça Serra
Como cada pessoa pode fazer a diferença.
A mudança depende de todos nós e cada pessoa pode contribuir para a transformação:
- valorize as mulheres à sua volta – Ouça, apoie, incentive. Pequenos gestos fazem a diferença;
- denuncie a violência de género – Não se cale perante o abuso. Apoie iniciativas e organizações que protejam as vítimas;
- promova a igualdade no trabalho – Empresas e líderes têm o dever de garantir oportunidades justas para todos;
- eduque para o respeito e a equidade – O futuro começa nas novas gerações. Ensine as crianças a valorizarem o papel das mulheres.
O Dia Internacional das Mulheres é mais do que uma celebração. É o momento para refletirmos sobre as conquistas, os desafios que ainda existem e assinalar a importância de continuar a construir uma sociedade mais participativa e representativa para todas/os.
Mais informações no website da unwomen sobre o Dia Internacional das Mulheres.
Acompanhe a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, dedicada ao Dia Internacional das Mulheres.






Última atualização: 11 de março, 2025