Secretaria-Geral marca presença na 2.ª edição das Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade

A Secretaria-Geral esteve presente na 2.ª edição das Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital, uma iniciativa organizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que decorreu nos dias 13 e 14 de março de 2025, no Auditório do IAPMEI, em Lisboa.
Sob o mote “Criação de conteúdo acessível com CMS e ferramentas de autor”, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais que partilharam conhecimento técnico e experiências práticas sobre acessibilidade digital, usabilidade, gestão de conteúdos e perceção da informação por diferentes perfis de utilizadores. As jornadas incluíram também casos de estudo, boas práticas e soluções aplicadas tanto no setor público, como no setor privado.
A acessibilidade digital tem sido uma área prioritária para a Secretaria-Geral, que recentemente viu o seu website institucional distinguido com o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade. Esta distinção reconhece o trabalho desenvolvido na melhoria da experiência digital, com enfoque na inclusão e na qualidade da informação.
Durante os dois dias do evento, o Núcleo de Comunicação da Secretaria-Geral acompanhou as sessões e participou nos workshops técnicos, com o objetivo de consolidar conhecimento e acompanhar a evolução de práticas que tornam os conteúdos digitais mais acessíveis a todas as pessoas.
O primeiro dia apresentou abordagens práticas e soluções concretas, como o uso do Figma no desenvolvimento acessível. Ruben Ferreira Duarte, Accessibility Lead na Bliss Applications, lançou a reflexão: "Vivemos o tempo suficiente para falar de carros autónomos e blockchain, mas ainda há quem não consiga aceder ao homebanking ou à cultura. Ao invés de vermos a acessibilidade como um entregável, poderíamos encará-la como um mindset".
Vítor Carvalho, Web Designer na Universidade do Porto, apresentou a personalização do CMS Wagtail, partilhando estratégias de apoio à edição de conteúdos através de vídeos curtos, materiais gráficos e manuais simplificados.
Carlos Duarte, Professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou o "MyMonitor", uma ferramenta de avaliação de acessibilidade que permite analisar websites em detalhe, página a página, ao contrário de outras soluções já existentes.
No segundo dia, o foco esteve na legislação europeia e nacional em matéria de acessibilidade. Marta Fagulha e Patrícia Santos, Técnicas Superiores do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), afirmaram que "as mudanças exigem um processo contínuo de avaliação e aperfeiçoamento", sublinhando a importância da empatia e da aprendizagem contínua no caminho da acessibilidade.
André Lapa, Coordenador da Equipa de Conteúdos e Plataformas Digitais do Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP), acrescentou que "a qualidade dos conteúdos tem um contributo direto para a acessibilidade", defendendo que esta responsabilidade vai além da legislação, sendo uma exigência ética, sobretudo na Administração Pública.
As Jornadas foram dirigidas a profissionais da Administração Pública e do setor privado, incluindo técnicos de informática, developers, designers, editores de conteúdos e gestores de plataformas digitais. Para além das sessões temáticas, o programa incluiu momentos de aprendizagem prática e de troca de experiências entre participantes.
Assista às sessões completas da 2.ª edição das Jornadas no canal de YouTube da AMA.
Última atualização: 19 de março, 2025