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MyMonitor: nova plataforma para monitorização da acessibilidade digital

MyMonitor

O MyMonitor é uma plataforma inovadora que permite às entidades públicas monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. A plataforma desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), utiliza o motor de avaliação do AccessMonitor, mas disponibiliza um conjunto alargado de funcionalidades que a tornam mais eficaz.

Esta ferramenta, apresentada durante as Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025, realizadas entre os dias 13 e 14 de março, em Lisboa, permite analisar múltiplas páginas em simultâneo e permite aos gestores identificarem quais são as páginas que estão a comprometer a acessibilidade geral do website, facilitando a definição de prioridades para a sua melhoria.

“O MyMonitor representa um avanço essencial na promoção da acessibilidade digital em Portugal. Com esta plataforma, disponibilizamos às entidades públicas uma ferramenta robusta e intuitiva para monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. Mais do que um simples validador, o MyMonitor permite identificar padrões, definir prioridades e atuar proativamente na melhoria da experiência digital para todos os cidadãos. É fundamental que todas as entidades, públicas e privadas, tenham presente que, para a transformação digital ser completa e efetiva, é necessário investir na digitalização dos serviços, mas também na melhoria da usabilidade e acessibilidade, colocando o cidadão no centro de todas as decisões”, frisa Jorge Fernandes, do Núcleo de Experiência e Usabilidade da AMA.

Autenticação e acesso seguro

O acesso ao MyMonitor está reservado a responsáveis por websites ou a profissionais autorizados, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados. Para utilizar a plataforma, os utilizadores devem autenticar-se, mas apenas terão acesso aos sites para os quais foram previamente autorizados.

Importação e avaliação de páginas

A plataforma oferece várias opções para a importação das páginas a avaliar:

  • inserção manual de URLs;
  • carregamento de um ficheiro com os endereços das páginas;
  • importação de um sitemap em formato XML;
  • transferência das páginas já analisadas pelo Observatório da Acessibilidade Web.

As páginas já analisadas pelo Observatório da Acessibilidade Web poderão importar a última avaliação realizada pela AMA, permitindo uma nova análise através do MyMonitor.

Funcionalidades disponíveis

Uma das funcionalidades mais inovadoras do MyMonitor é a "mancha de acessibilidade", um recurso visual intuitivo que identifica o nível de acessibilidade das páginas monitorizadas. Esta funcionalidade permite aos utilizadores detetar as páginas com problemas e que requerem intervenção.

Adicionalmente, a plataforma disponibiliza uma série de gráficos e tabelas interativas que permitem:

  • a distribuição do índice AccessMonitor (de 1 a 10) no total das páginas que compõem a amostra;
  • a descrição das boas e más práticas de acessibilidade encontradas na amostra de páginas em análise;
  • o relatório AccessMonitor de cada uma das páginas da amostra com todos os testes efetuados, o número de ocorrências de cada um deles, o detalhe de cada ocorrência e em que linha do código a prática foi localizada;
  • as práticas (boas ou más) mais frequentes encontradas no total das páginas que compõem a amostra;
  • os elementos específicos da página onde ocorrem os problemas.

A plataforma permite uma gestão dinâmica das avaliações, possibilitando adicionar ou remover as páginas monitorizadas, solicitar novas análises após a implementação de melhorias e exportar relatórios completos de um site.

Pedido de acesso ao MyMonitor

Para obter acesso ao MyMonitor, as entidades devem enviar um e-mail para acessibilidade@ama.gov.pt, indicando:

  • a entidade a que pertencem;
  • o site que pretendem monitorizar;
  • os contactos necessários para validação.

Após a aprovação, será necessário fornecer o número do Cartão de Cidadão, uma vez que a autenticação na plataforma é feita através do serviço GOV.

A acessibilidade digital é uma prioridade para a Secretaria-Geral, cujo website foi recentemente distinguido com o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade. O MyMonitor é uma ferramenta fundamental para a avaliação contínua do website e para assegurar a melhoria contínua, promovendo a inclusão digital e garantindo a qualidade da informação.

Mais informações no website MyMonitor.
 
Fonte: notícia do website da AMA.

Última atualização: 31 de março, 2025