Programa "Festivais Acessíveis" reforça inclusão e acessibilidade

O Programa "Festivais Acessíveis" é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação, que visa promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais. Renovado para os anos de 2025 e 2026, este programa tem como objetivo garantir que os festivais ofereçam condições adequadas de acessibilidade e inclusão, assegurando conforto, segurança e autonomia para todos os públicos. Inclui, assim, pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, bem como indivíduos com limitações temporárias, como grávidas, crianças e seniores.
Inserida nos objetivos do Programa “All for All” do Turismo de Portugal, esta iniciativa pretende estimular uma oferta turística e cultural acessível a todos/as, abrangendo manifestações culturais nas áreas das artes de rua, artes performativas, artes plásticas, cinema, dança, literatura, música e teatro. Ao promover práticas inclusivas, o programa contribui para a captação de turistas nacionais e internacionais ao longo do ano, impulsionando as economias locais.
O programa inclui a atribuição anual do Prémio "Festival + Acessível", que distingue o evento mais acessível entre os festivais candidatos a cada edição. As entidades organizadoras, sejam públicas ou privadas, podem candidatar-se, devendo submeter a candidatura até três meses antes do início do festival.
Para mais informações sobre o programa e os critérios de elegibilidade, consulte o website oficial do Turismo de Portugal: Festivais Acessíveis.
Última atualização: 06 de março, 2025