Saltar para o conteúdo principal

Plano Estratégico

O Plano Estratégico de uma organização é um instrumento de gestão que define a Visão, os Valores, os Objetivos Estratégicos e os Objetivos Operacionais, pelos quais se deve direcionar a ação futura num horizonte temporal específico, constituindo-se como um instrumento de orientação, avaliação e transparência. As parametrizações das Metas estratégicas da organização são balizadas pela correta análise da envolvente externa (macrotendências, intervenientes, oportunidades e ameaças), assim como pela observação aprofundada do ambiente interno (riscos, responsabilidades, pontos fortes e fracos, e sobretudo as prioridades definidas pela direção).

O alinhamento estratégico culmina num Mapa Estratégico, no qual os Objetivos Estratégicos são sustentados por Objetivos Operacionais que devem ser monitorizados através de Indicadores.

Os Indicadores têm Metas associadas, as quais devem ser cumpridas de forma eficiente, e para tal são identificadas Iniciativas que, ao serem cumpridas, contribuem para esse objetivo. Esta relação por norma é expressa no Balanced ScoreCard, uma metodologia de gestão de desempenho.

A monitorização anual do Plano deverá ser realizada através do Plano de Atividades, sendo, posteriormente, ajustado quer através da análise do cumprimento das metas estipuladas, a reportar em Relatório de Atividades, quer através de exercícios de Prospeção da organização, preferencialmente de caráter vinculativo.

As referidas práticas de Prospeção ajudarão a percecionar a realidade mutável e facilitarão o devido ajuste às especificidades e necessidades da organização e cumulativamente das pessoas trabalhadoras, ou à identificação do carecimento de disrupção. Idealmente, todas as pessoas trabalhadoras devem conhecer e reconhecer-se no Plano Estratégico da sua organização, garantindo que a direção é una e transparente, e que o trabalho individual contribui eficientemente para um propósito nobre e comum.

 

Plano Estratégico 2023-2027
Mensagem do Secretário-Geral, Ponto de partida, Base institucional, Objetivos estratégicos, Desdobramento da estratégia e mecanismo de revisão e monitorização
PDF Consultar Tamanho do documento (2,0 MB)

Última atualização: 20 de novembro, 2023