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PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (PRS)

Missão

Programa de Responsabilidade Social da SGPCM (PRS-SGPCM) tem por missão "o compromisso da Direção de Topo de integrar a Responsabilidade Social na cultura organizacional, que apresenta por esta via uma forma de estar e sentir assente numa cultura organizacional em que se olha para os trabalhadores como parceiros da organização".

Procura-se assim criar condições para que todos se sintam confortáveis para manifestar e desenvolver o seu potencial através de apresentação de propostas e consequente implementação de iniciativas que contribuam para o bem-estar coletivo, concorrendo para o reforço da inovação e do empreendedorismo coletivo.

Visão

Ser a primeira Secretaria-Geral certificada em Responsabilidade Social.

Valores

Ser uma Secretaria-Geral inclusiva, inovadora e inspiradora.

 

Âmbito de Atuação

Manter e reforçar a identidade e cultura organizacional, que nos permita ter um papel cada vez mais socialmente relevante na construção de uma sociedade saudável, inclusiva, cuidadora, preocupada e equitativa, que preserve o respeito pelo meio ambiente, pela abertura para o diálogo e promoção da justiça social, continuando a atuar de forma ética e assente no respeito pelo indivíduo e pelos seus direitos, defendendo a igualdade de direitos e oportunidades tanto a nível laboral, quanto a nível familiar e pessoal, atuando com rigor, exigência e ponderação, transmitindo segurança nas iniciativas e/ou respostas encontradas.

Na continuação de uma atuação ética e socialmente responsável, a SGPCM, assume intrinsecamente compromissos, que vão para além dos requisitos reguladores convencionais a que está vinculada, adotando uma governação aberta em que se conciliam os interesses de diversas partes, numa abordagem global da qualidade e do desenvolvimento sustentável.

São vários os fatores que motivam esta evolução das medidas, ações e práticas de responsabilidade social dentro da SGPCM:

  • Uma Responsabilidade Organizacional, que comporta a sua relação com todos os públicos internos que giram à sua volta e que dão vida à própria organização;
  • Uma Cidadania Organizacional, que assenta na relação existente entre a organização e a comunidade local e/ou nacional, com critérios sociais que possuem uma influência crescente sobre as decisões individuais ou institucionais;
  • Um Voluntariado Corporativo, que consegue movimentar e motivar os trabalhadores, para em conjunto trabalharem por uma causa social, em prol da comunidade, fazendo deste exercício de cidadania parte integrante da génese estruturante da organização.

 

Eixos do PRS-SGPCM

  1. Promoção de práticas de responsabilidade social (dimensão interna e externa);
  2. Rede de Responsabilidade Social da Administração Pública;
  3. Voluntariado Corporativo;
  4. Promoção de Saúde e Bem-Estar;
  5. Reciclagem e Reutilização de materiais diversos;
  6. Abertura da SGPCM à comunidade envolvente e sociedade em geral;
  7. Iniciativas de apoio a situações de emergência nacional (emergência alimentar, social, catástrofes, etc.)

 

Voluntariado e Cidadania Ativa

Na prossecução dos objetivos traçados para a SGPCM, a instituição incentiva todos os trabalhadores, a realizar atividades de cidadania ativa, de acordo com as suas aptidões pessoais e profissionais, visando a promoção dos valores da solidariedade, da igualdade e da não discriminação, da coesão social, da justiça e da equidade, da transparência, da responsabilidade individual e social partilhada e da subsidiariedade, junto de entidades enquadradas na economia social (3.º setor), direta ou indiretamente relacionados com as entidades a quem a SGPCM presta apoio.

Para o efeito, asseguramos formação inicial e de continuidade em voluntariado e cidadania ativa a todos os nossos voluntários, bem como a entidades nossas parceiras. No âmbito deste eixo e em estreita parceria com outras Unidades Orgânicas, a SGPCM desenvolve anualmente, por ocasião do Natal, uma iniciativa denominada “Gesto Solidário”, com o objetivo de contribuir para um Natal mais feliz dos mais necessitados.

 

 

Logótipo do Voluntariado

 

 

Logótipo da Rede de Responsabilidade Social

 

Rede de Responsabilidade Social da Administração Pública

Constitui-se como uma rede de pontos focais de interlocutores privilegiados entre serviços públicos e a SGPCM nos processos de pesquisa, estudo, conceção, aplicação, acompanhamento e avaliação da execução de um conjunto de trabalho nas áreas da RS e do Voluntariado, que se pretende que venham a derivar em Boas Práticas e em Políticas Públicas;

Esta rede é composta por representantes de todas as áreas governativas, designados por interlocutores/pontos focais que asseguram a resposta e/ou resolução ao trabalho que vem a ser desenvolvido. Esta rede, embora funcione como um todo, encontra-se dividida em três subgrupos:

  1. Grupo Temático: que concebe e desenvolve atividades passiveis de serem aplicadas em toda a AP Central;
  2. Grupo Consultivo: constituído por especialistas que dão apoio num vasto leque de áreas relacionadas com a responsabilidade social e o voluntariado, com recurso a entidades, organizações e empresas externas que possam acrescentar valor ao trabalho desenvolvido;
  3. Grupo Observatório: com a responsabilidade de monitorizar indicadores de RS e validar as boas práticas das entidades da Administração Pública aderentes (recolha, análise e disseminação de indicadores e práticas de responsabilidade social).

Última atualização: 15 de novembro, 2023