Saltar para o conteúdo principal

Projeto RInovar

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

De 21 a 29 de novembro de 2020 decorreu a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction). Esta campanha para a sensibilização da prevenção de resíduos a nível Europeu começou em 2009 e é organizada, anualmente, pela Comissão Europeia em colaboração com várias outras entidades europeias.

Em 2020, o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foi “Resíduos invisíveis”. O objetivo principal foi alertar para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos que compramos, bem como para aqueles que serão produzidos após o consumo desses produtos.

Esta iniciativa pretendeu promover a participação de entidades públicas e privadas, bem como da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população para a problemática dos resíduos através da dinamização de diversas iniciativas, workshops, e outras atividades sobre esta temática, defendendo a sustentabilidade no nosso planeta e motivando os consumidores e entidades a adotar comportamentos e hábitos ambientalmente mais sustentáveis.

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros participou na edição de 2020 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com o Projeto “RInovar - Dar uma segunda vida aos objetos”, através do qual se procedeu à criação de uma plataforma de troca, doação e de reutilização de objetos, acessível aos trabalhadores no âmbito da SGPCM, contribuindo desta forma para a redução de resíduos ao incentivar a reutilização de objetos.

Saiba mais sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e conheça as várias iniciativas previstas no âmbito deste tema.

 

Logótipo do Projeto “RInovar - Dar uma segunda vida aos objetos” width=

Última atualização: 15 de novembro, 2023