Saltar para o conteúdo principal

Projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que visa implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal.

O PRR centra-se em três grandes dimensões:

  • Resiliência;
  • Transição climática;
  • Transição digital.

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), quer no âmbito da sua missão, quer como Beneficiário Direto e sendo responsável pela implementação física e financeira de investimentos financiados pelo PRR, compromete-se a observar as regras constantes da legislação comunitária e nacional aplicável e a manter elevados padrões jurídicos, éticos e morais e a respeitar os princípios da integridade, objetividade e honestidade.

Poderá consultar a Declaração de antifraude emitida em conformidade com o Despacho n.º 7833/2023 (D.R. n.º 147/2023, Série II de 2023-07-31), que aprova a Estratégia Nacional Antifraude no âmbito da Prevenção e Combate à Fraude na aplicação dos Fundos do Orçamento da União Europeia para o período de 2023-2027.

Declaração de Política Antifraude
PDF Consultar Tamanho do documento (4,6 MB)

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) é beneficiária final de investimentos no âmbito da componente C19 –Administração Pública Mais Eficiente, enquadrada na dimensão “Transição Digital”, usufruindo de programas de financiamento de estágios e de promoção do teletrabalho.

O objetivo geral desta componente é melhorar o serviço público, através da utilização de tecnologia e aumentando a proximidade entre a Administração Pública e os cidadãos e empresas, providenciando um acesso mais simples, seguro, efetivo e eficiente, e assim reduzir os custos associados. Esta componente visa ainda promover a eficiência, modernização, inovação e capacitação da Administração Pública, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento económico e social.

A SGPCM é, também, a entidade responsável pela implementação da reforma TD-r35: Reforma funcional e orgânica da Administração Pública.

Reforma TD-r35: Reforma funcional e orgânica da Administração Pública
Concentrar os gabinetes do governo num único espaço físico, tirando partido das eficiências e sinergias possíveis deste novo paradigma e promovendo a modernização e otimização do funcionamento da Administração Pública; Centralizar serviços comuns e partilhados e flexibilizar as interações entre áreas governativas e respetivos serviços; Promover a especialização no âmbito de funções críticas de suporte à atividade governativa.
PDF Consultar Tamanho do documento (185,0 KB)
Banner Plano de Recuperação e Resiliência

Última atualização: 07 de dezembro, 2023