Saltar para o conteúdo principal

Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

“Lisboa, uma cidade neutra em Carbono até 2050, resiliente às alterações climáticas: adaptada no presente, a preparar o futuro, na prossecução e superação dos objetivos para a sustentabilidade."

Em 2020 Lisboa foi a Capital Verde Europeia. Este galardão, que reconheceu a transformação da cidade na última década, renovou o compromisso da cidade para alcançar um melhor ambiente urbano até 2030.

Sob este mote, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) encontrou-se a desenvolver uma série de projetos na área da sustentabilidade, tendo assumido uma agenda ambiciosa, nomeadamente subscrevendo o Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, comprometendo-se com os objetivos do Acordo de Paris, aderindo à Rede de Liderança Climática das C40 Cities e implementando o Plano de Ação para as Energias Sustentável e o Clima (PAESC).

Para a concretização da agenda de sustentabilidade com sucesso, com o cumprimento das respetivas metas ambientais associadas, a CML reconheceu que se afigura necessário que toda a cidade reúna esforços nesse sentido. Para o efeito, lançou um desafio às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem em conjunto o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030. Ciente da relevância deste Compromisso para o cumprimento dos objetivos nacionais em matéria de Ambiente, bem como para a prossecução dos objetivos para a sustentabilidade, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) subscreveu o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, assumindo a implementação de medidas/projetos, até 2030, que contribuam para alcançar os objetivos, nas várias áreas de intervenção como a mobilidade, a eficiência energética, a eficiência hídrica, as compras públicas ecológicas e a economia circular.

O Compromisso da SGPCM encontra-se projetado no sítio da internet da Câmara Municipal de Lisboa, juntamente com os Compromissos das restantes Entidades aderentes (mais de 200).

Realça-se que, a SGPCM se consubstancia como a primeira Entidade Pública, sob administração Direta do Estado, a aderir ao Compromisso em causa.

Última atualização: 15 de novembro, 2023