Saltar para o conteúdo principal

Concurso Media@ção - Edição 2024

Está aberta a Edição do Concurso Escolar Media@ção 2024.

O Concurso Media@ação tem como objetivo o incentivo do uso crítico, responsável e criativo dos media, através da cidadania e liberdade de expressão e é destinado a todos/as os/as estudantes do ensino básico, secundário e profissional.

A temática desta edição é “Media, Direitos Humanos e Paz” e visa promover a reflexão sobre o papel dos media no atual contexto de ameaças à paz e aos direitos humanos. A abordagem ao tema deverá ser realizada em formato de vídeo ou podcast pelos/as alunos/as, no canal do YouTube do Concurso Media@ção estão disponíveis para consulta alguns tutoriais, como “A Linguagem Visual” e “Vídeos de apoio”, bem como os trabalhos distinguidos em anos anteriores.

No Regulamento do Concurso poderá consultar as especificações que os trabalhos devem seguir, os prémios desta edição e algumas sugestões que servem como inspiração para abordar o tema, tais como:

  • Qual a importância da informação para a democracia?
  • A desinformação pode afetar a democracia?
  • Existe diferença significativa entre a informação difundida por meios de comunicação profissionais (televisão, imprensa, rádio) e pelas redes sociais?
  • As redes sociais são um instrumento de manipulação ou um instrumento de resistência?
  • Há democracia sem meios de comunicação livres?
  • A liberdade de expressão tem limites?

Os trabalhos devem ser submetidos através do formulário de candidatura, pelo professor bibliotecário ou pelo professor orientador, até dia 22 de março de 2024.

O Concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em parceria com:

Para mais informações, poderá enviar e-mail para media@mail-rbe.org ou consultar a página do Concurso Escolar Media@ção 2024.

 

Última atualização: 15 de fevereiro, 2024