Saltar para o conteúdo principal

7 Dias com os Media

No dia 23 de janeiro de 2024, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), coordenado pela Equipa de Políticas Públicas para a Comunicação Social da DSRIC, lançou a Operação “7 Dias com os Media 2024” no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa, num evento de livre acesso ao público. 

A iniciativa, que a partir desta edição conta com uma nova imagem, celebra-se anualmente de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e estabelece, desde 2013, a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática.

Por estarmos a atravessar tempos marcados por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, a 12.ª edição desta Operação promovida pelo GILM, elege como tema central “Discursos de (ódio) PAZ em tempos de guerra”.

Durante o evento foram apresentados dados relevantes sobre os discursos de ódio em Portugal. Esta apresentação foi o ponto de partida para um debate alargado sobre a problemática e as possíveis soluções para enfrentá-la, moderado pelo jornalista Francisco Sena Santos. Juntaram-se na mesa-redonda António Mateus, jornalista da RTP; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril; Marisa Torres da Silva, Professora da FCSH / Universidade Nova; uma jogadora de futebol da Seleção Nacional e um representante da Linha Internet Segura.

O debate proporcionou uma visão multidisciplinar sobre o tema deste ano, reunindo perspetivas de diferentes setores, incluindo o jornalismo, a academia, o desporto e a segurança digital. Durante esta mesa-redonda, que promoveu um diálogo aberto e construtivo, a audiência teve a oportunidade de interagir diretamente com os convidados, participando ativamente através de perguntas e comentários.

Considerando que no nosso dia-a-dia, e ao longo de toda a vida, todos nos relacionamos com o universo dos media (imprensa, rádio, televisão, cinema, internet) esta iniciativa continua a ter como objetivo o envolvimento de um número crescente e diversificado de participantes, motivo pelo qual foi transmitido no canal Youtube do GILM.

O tema central de 2024, “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”, propõe uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:

  • Discursos de ódio nas redes sociais;
  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz;
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia;
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online;
  • O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz;
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade.

 Tal como é habitual, a iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media. O GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos (escolares, profissionais, pessoais) a descobrir formas de se envolverem e participarem ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024.

Para esclarecimentos adicionais, dúvidas ou informações detalhadas sobre o evento, a Operação "7 Dias com os Media 2024" ou formas de participação, pode contactar através do e-mail: 7diascomosmedia@gilm.pt.

O Grupo Informal sobre Literacia para os Media foi constituído em 2009 e é composto, para além da SGPCM, pelos seguintes membros :

Para mais informações consulte a página dos 7 dias com os Media.

 

Lançamento da Operação "7 Dias com os Media 2024"

Última atualização: 02 de fevereiro, 2024