Saltar para o conteúdo principal

Projeto “Biblioteca Côa Parque”

O projeto da Biblioteca Côa Parque (BCP), que tem como objetivo o tratamento documental, organização e disponibilização do acervo desta Biblioteca, surge duma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) e a Fundação Côa Parque (FCP).

Esta parceria teve início em 2018, aquando da comemoração dos 60 anos da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e dos 19 anos do reconhecimento, pela UNESCO, do Parque Arqueológico do Vale do Côa como Património Cultural da Humanidade. Esta datas foram assinaladas com a exposição "Arte do Côa - 19 anos de Património Mundial", patente entre os dias 20 e 26 de novembro de 2018, no edifício da Presidência do Conselho de Ministros.

Esta parceria foi motivada pela importância de criar uma única base de todas as obras, registá-las num só catálogo bibliográfico e torná-lo disponível online. A vontade de desenvolver esta parceria veio uma vez mais no sentido de potencializar os recursos já existentes no Parque Arqueológico do Vale do Côa, os espólios de duas Bibliotecas (Centro Nacional de Arte Rupestre e Parque Arqueológico do Vale do Côa) e algumas heranças de trabalhadores e ex-diretores do Parque.

O acervo é dedicado maioritariamente à área da Arqueologia, havendo, no entanto, obras de diversas temáticas. Aqui encontra-se maioritariamente monografias e publicações periódicas na área de Arqueologia, centralizado na Arqueologia da Pré-História. O espólio tem também obras de outras temáticas, como Belas Artes, História, Etnografia, Património ou mesmo Ambiente.

Consulte aqui o acervo das Biblioteca Côa Parque e Biblioteca/ Espaço do Conhecimento.

 

Apresentação da Biblioteca Côa Parque

Consulte a apresentação da Biblioteca Côa Parque.

Última atualização: 15 de novembro, 2023