Saltar para o conteúdo principal

Unidades Orgânicas – Direções de Serviço

Filipa Elias
Direção de Serviços de Estratégia e Prospectiva

Filipa Elias, licenciada em Gestão de Empresas, Técnica Superior da carreira de técnico superior, do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento.

Atualmente exerce funções de Diretora de Serviços de Estratégia e Prospetiva na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Exerceu funções de Diretora de Serviços Financeiros da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, assegurando  em colaboração com os gabinetes dos membros do Governo e os serviços e organismos da administração direta do Estado integrados na Presidência do Conselho de Ministros e nas áreas governativas apoiadas, os projetos anuais de orçamento de atividades e de projetos, bem como a execução dos seus orçamentos garantindo a gestão e execução do orçamento de acordo com uma rigorosa gestão dos recursos disponíveis, em estrito cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis.

Foi Chefe de Divisão de Planeamento e Avaliação da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, onde desempenhou, entre outras, as funções de chefia da divisão na área da coordenação orçamental e desempenho.

Exerceu funções de Técnica Superior na 6.ª Delegação da Direção-Geral do Orçamento (DGO), onde desempenhou funções como a conferência das alterações orçamentais dentro dos Programas e entre Programas; controlo do cumprimento da Lei de compromissos e pagamentos em atraso; controlo orçamental e emissão de parecer técnico aos serviços e organismos pertencentes aos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Foi Técnica Superior na Divisão de Serviços Financeiros e de Contabilidade da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, incindindo a sua atividade enquanto serviço e enquanto entidade coordenadora das várias entidades que constituem o Programa Governação e Cultura.

Foi Técnica Superior na Divisão de Recursos Físicos e Financeiros da Universidade de Évora, onde fez o acompanhamento da receita e despesa executada a determinadas dimensões.

Iniciou a sua atividade na função pública como Estagiária no Núcleo de Formação Contínua da Universidade de Évora, no âmbito do Programa de estágios profissionais na Administração Pública (PEPAP), acompanhando a gestão da execução física e financeira de vários projetos: participou na organização da formação específica para os estagiários do PEPAP; acompanhou a execução financeira do "POCI - requalificação de Licenciados"; do "Contrato-Programa PAIDEIA"; do Programa "POAP"; do Programa "PorAlentejo"; elaborou a candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano e apoiou no processo de reacreditação da Universidade de Évora como entidade formadora.

Tem dois filhos, nasceu em Lisboa, mas cresceu em Estremoz e licenciou-se na Universidade de Évora. Adora o Alentejo.

Última atualização: 31 de janeiro, 2023