Saltar para o conteúdo principal

Unidades Orgânicas – Núcleos

Ana Margarida Alves
Núcleo de Coordenação Estratégica

Margarida Martins Alves, licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores pelo ISCTE-IUL.

Iniciou funções na Administração Pública em 2011, no Gabinete de Ação Social da Universidade Técnica de Lisboa, na área das Bolsas de Estudo e Alojamento. Posteriormente, passou para os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, onde desempenhou a sua atividade no âmbito da Assessoria à Direção, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional.

Entrou na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros em 2018, integrando a Equipa Multidisciplinar de Organização e Projetos - OPE, onde foi responsável pela área do Planeamento e Avaliação (SIADAP 1), Estratégia e Monitorização. Participou no desenvolvimento de diversos projetos transversais, designadamente, nos domínios da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, do Cuidar as Pessoas e da Responsabilidade Social.

Em 2020 transitou para a Direção de Serviços de Estratégia e Prospetiva - FUTURO-, assumindo como principais funções o desenvolvimento de projetos na área da Gestão Estratégica do Estado, da Orientação Política à Ação Administrativa e da Coordenação na Avaliação dos Serviços. Também durante este período participou no desenvolvimento de exercícios de Prospetiva Aplicada destinados à Administração Pública.

Em 2021 foi nomeada Coordenadora do Núcleo da Coordenação Estratégica na mesma Direção de Serviços, liderando até ao presente uma equipa dedicada à Coordenação de Programas Orçamentais, Coordenação de Desempenho, Gestão Estratégica Setorial e Coordenação do Grupo de Trabalho do Conselho Coordenador de Avaliação dos Serviços. Simultaneamente, participa em diferentes fóruns dedicados à produção de conhecimento na área da estratégia, desempenho e prospetiva aplicada, focado nos processos de mudança e inovação da Administração Pública.

Complementarmente, tem feito o seu percurso formativo nos domínios de conhecimento aplicável às diferentes atividades que desempenha.

Considera-se uma pessoa que acredita profundamente na causa pública e na procura sistemática de soluções que tenham impacto na melhoria contínua dos serviços e, consequentemente, na qualidade de vida do Cidadão.

"Alfacinha de gema", não dispensa um bom bailarico de Santo António, um caldo verde e um pão com chouriço.

Em 2022 abraçou o desafio da maternidade e é mãe de uma menina.

Última atualização: 18 de janeiro, 2023