Saltar para o conteúdo principal

Unidades Orgânicas – Núcleos

Bernardo Marques Vidal
Núcleo Técnico-Jurídico da Transparência

 

Licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa em 2007 e mestre em Direito, com especialização em Direito Processual Penal pela mesma instituição, em 2011. Em 2009 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Política Comparada, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, correspondente à parte curricular do mestrado.

Entre 2010 e 2016 exerceu funções em vários ramos, nomeadamente como Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Direito Intelectual, estagiário INOV Contacto no escritório de advogados Gándara Moure na Corunha, estagiário no Serviço Europeu de Ação Externa em Bruxelas, gestor de projeto na Vila Literária de Óbidos e gestor de equipa na start-up Uniplaces. Entre 2016 e 2021 criou e geriu uma empresa de gestão de alojamento local, com foco em casas de férias na região do Alentejo. 

Desde 2021 que integra a Direção de Serviços Jurídicos, Auditoria e Inspeção da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, tendo entrado na Administração Pública por via do segundo concurso do recrutamento centralizado. Para além da análise de processos de Utilidades Públicas e Fundações, participou do Acolhimento ao XXIII Governo Constitucional, tendo-se tornado, também, Encarregado de Proteção de Dados das áreas governativas da Cultura, Infraestruturas, Habitação e Coesão Territorial.

Atualmente, desempenha as funções de Coordenador do Núcleo Técnico-Jurídico da Transparência, onde lidera uma equipa responsável pela implementação de novos processos relativos ao acolhimento aos membros do governo e aos seus gabinetes, a que se junta a adoção e implementação do Regime Geral de Prevenção da Corrupção na Presidência do Conselho de Ministros e áreas governativas apoiadas.

No tempo que sobra faz por estar sempre presente no Estádio da Luz, viajar e passear com o seu cão, o Pirralho.

Consultar também

Última atualização: 22 de fevereiro, 2024